segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dicionário Termos Linguísticos


Imagem daqui.

«O estudo da Linguística tem uma longa tradição em Portugal. A atenção dos linguistas portugueses nunca se voltou, contudo, para a elaboração de um dicionário que permitisse um acesso rápido e eficiente à informação diversificada neste domínio.
A falta desse instrumento de trabalho, fez surgir, por iniciativa da Direcção da Associação Portuguesa de Linguística, um projecto de elaboração de um Glossário de Termos Linguísticos. As primeiras listagens, apresentadas em 1986, incluíam os termos utilizados pelos linguistas portugueses nas várias áreas de especialização, acompanhados na sua quase totalidade por equivalentes de outras línguas.
Perante a necessidade de completar a recolha iniciada e de criar definições para os termos listados, a Associação Portuguesa de linguística apresentou, em 1987, no âmbito do Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia aberto pela JNICT, o projecto de continuação e alargamento da terminologia linguística. A aceitação, por parte da Junta, deste projecto permitiu a realização do Dicionário de Termos Linguísticos.»
(in "Introdução" do Volume I do Dicionário de Termos Linguísticos).

Sem comentários:

Enviar um comentário