segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Angola - Estratégia de alfabetização e recuperação do atraso escolar



Estratégia de alfabetização e recuperação do atraso escolar 2006-2015


“ANGOLA ALFABETIZADA, ANGOLA DESENVOLVIDA”
TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO,ALFABETIZAÇÃO PARA TODOS



Em Angola, a Estratégia Integrada para a Melhoria do Sistema de Educação (2001-2015) reconhece que "As elevadas taxas de analfabetismo são um dos mais sérios desafios que o País enfrenta.

O facto de, em Angola, uma grande proporção de mulheres ser analfabeta tem implicações particularmente graves no bem-estar das famílias, sendo, por conseguinte, uma das principais barreiras para a sua ascensão sócio-económica".

Há estimativas de que "mais de metade das mulheres chefes de agregados familiares não sabe ler nem escrever" (INE & UNICEF: 2003, p. 31).

Não se deve esquecer que pais que retomam a sua escolarização acabam por atribuir maior valor à educação de seus filhos e fazer maiores esforços para mantê-los na escola. Consequentemente, pode dizer-se que educar mães e pais resulta em mais crianças na escola hoje e menos jovens e adultos analfabetos amanhã.

Lembremo-nos ainda do enorme contingente de jovens que, em decorrência do contexto de instabilidade político-militar, da necessidade de deslocamento interno e ainda das dificuldades económico-financeiras por que passou o país na última década e meia, ficou à margem do sistema escolar e agora, em idade produtiva, se mantém analfabeto absoluto ou funcional.


Ver o documento na integra aqui.

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