domingo, 16 de janeiro de 2011

Jovens criam "Conexão Lusófona"




No passado dia 12 de Dezembro foi criada em Lisboa a "Conexão Lusófona", a mais recente associação de jovens oriundos dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Esta organização tem por objectivo promover projectos relacionados com a Lusofonia, integração através da Língua e de "conhecer, reconhecer, produzir e reproduzir, laços culturais e sociais de riqueza inestimável privilegiando um diálogo directo entre as novas gerações".


2010, Lisboa, Rio, Luanda, Praia, Madrid, Barcelona, Boston, Macau

Hoje somos MAIS e já não estamos apenas no nosso quintal. O mundo ficou pequeno e a Lusofonia é global. Através da internet, conhecemos pessoas nos mais variados cantos do globo que se juntaram a esta corrente lusófona.

São conversas ao telemóvel, no skype, no msn, em português de vários sotaques e perfumes, crioulo à mistura. Encontramo-nos aqui e ali sempre há um pretexto, uma oportunidade.

Em 2010, a Conexão começa finalmente a materializar tudo o que pensou e debateu ao longo destes 5 anos, e estamos mais do que nunca empenhados em fazer com que a cultura lusófona seja mais sentida, entendida e apropriada pelas novas gerações.

Mas vamos fazer o quê?

Vamos criar uma série de projetos promotores da interculturalidade e da troca de conhecimento no espaço da língua portuguesa (do qual este site é só um exemplo).

Vamos combater pré-conceitos, estereótipos e barreiras que só nos afastam e não nos aproximam...

Vamos lutar por um verdadeiro sentimento de pertença, por uma verdadeira consciência do que significa afinal ser-se lusófono e do que somos nós, lusófonos, em diálogo aberto com o resto do mundo.

Vamos Chamar para perto, todos os que desta Família fazem parte.

Para fazer tudo isto acontecer, precisaremos, num futuro bem próximo, de apoios e parcerias, nas mais variadas áreas, mas sobretudo de vontades, de risos, de perfumes de latitudes várias dos alentos dos que connosco queiram partilhar o sonho e fazer parte da sua realização.

Procuramos, verdadeiras convicções e claro...Conexões Lusófonas ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário