sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Luanda vista da Fortaleza(*)...


Imagem daqui.


Luanda celebra hoje 429 anos


Luanda, 25/01 - A cidade de Luanda, capital de Angola, assinala hoje o seu 429º aniversário.

Fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo governador português Paulo Dias de Novais, a região de Luanda era vista como ponto estratégico no comércio entre África, Europa e Américas.

No início, os portugueses estabeleceram-se na ilha do Cabo, à entrada da Baía de Luanda, sendo depois transferidos para o continente, devido às melhores condições de povoamento.

Invadida pelos holandeses em 1641, a cidade foi reconquistada por Salvador Correia de Sá e Benevides ,em 1648, com uma armada de 12 navios e 1200 homens.

Nesta ocasião, o nome da povoação foi alterado para São Paulo de Assunção de Loanda, pois a reconquista deu-se no dia da Assunção da Virgem.

Em 1662, Luanda é elevada à condição de cidade, tendo seus moradores privilégios iguais aos dos cidadãos do Porto, em reconhecimento ao papel decisivo de seus habitantes na reconquista de Angola.

Durante muito tempo, a economia de Luanda girou em torno do comércio de escravos e da exploração do marfim, perfil este que foi alterado com a conquista de novas terras no interior e com a construção do Caminho de Ferro até Malanje, abrindo novas possibilidades para o comércio.

No século XX, Luanda experimentou a prosperidade e a estagnação. Se em meados da década de 1960 a cidade era uma das mais belas e desenvolvidas de todo o continente africano, após a independência e a guerra civil a situação mudou.

Projectada para uma população de 600 mil habitantes, Luanda suporta, actualmente, mais de 4 milhões de moradores, forçosamente expulsos do campo pela guerra.

Deste fenómeno emergiu a cidade em profundos problemas sociais, como a falta de água potável e de energia eléctrica em alguns bairros, a falta de saneamento básico, constantes acumulações de lixo, ausência de infra-estruturas e de habitações, a destruição dos espaços verdes bem como as construções anárquicas em todo o perímetro da capital.

Contudo, para fazer face a carência habitacional e acudir a outras situações, o Governo alargou a capital com o projecto conhecido como Luanda-Sul, onde foram construídas mais de 2500 residências.

O Governo, com ajuda dos seus parceiros, concluiu já as obras da segunda fase do projecto de saneamento básico e requalificação urbana de Luanda.

Nesta segunda fase foram concluídas as obras de reabilitação e ampliação de quatro quilómetros da estrada principal da Samba.

Além da implementação das obras da estrada, estão a ser executadas vias alternativas, iluminação pública e redes técnicas (rede de água potável,tubagem para execução das redes de electricidade, TV cabo, telefone e colector principal para a futura rede domiciliar de esgotos).

Até ao momento, o Governo realojou três mil e 500 famílias, das zonas do Panguila (Cacuaco) e Sapu (Kilamba-Kiaxi), cujas residências abrangidas pelo projecto foram destruídas.

Luanda está actualmente dividida por nove municípios nomeadamente, Ingombotas, Maianga, Rangel, Samba, Sambizanga, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Cacuaco e Viana.

Fonte: AngolaPress

(*)Fortaleza de São Miguel de Luanda - Erguida por determinação do primeiro Governador, Paulo Dias de Novais, em 1575, é a primeira estrutura defensiva construída em Luanda (e em Angola).

Sem comentários:

Enviar um comentário