Este blog pretende ser uma compilação de textos, vídeos, livros, dinâmicas de grupo, exercícios psicomotores e outros... que ajudem ou estejam relacionados com a educação/alfabetização e, na sua maioria, são retirados da Internet, assim como a maioria das fotos. Alguns já não os encontro no local, pelo que não têm referida a autoria mas a todos agradeço. (Há alguns títulos que são ligações a vídeos ou livros.)
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
A Língua Portuguesa e as crianças angolanas
Ao entrar para a escola, a criança tem já determinados conhecimentos adquiridos a partir das suas vivências no meio familiar e social. A lei de bases define o sistema de educação como um conjunto de processo, princípios e modalidades através das quais se realiza a educação. Há, portanto, que se proceder á estruturação de um conjunto de aprendizagens atinentes ao alcance da formação harmoniosa e integral da personalidade do aluno, convista a consolidação de uma sociedade próspera, livre e democrática. A Língua Portuguesa é, em Angola a língua oficial, de escolaridade e de comunicação nacional e internacional. É a Língua Veicular através da qual se emitem e recebem mensagens e a base a aquisição de conhecimentos técnico-científicos, valores éticos, cívicos e culturais. Ela desempenha também a função de veículo para a transmissão e aquisição de conhecimentos implícitos e explícitos, instrumento de integração, meio de apoio e articulação d todas as disciplinas. Veja PROGRAMAS DO ENSINO PRIMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA - 1ª classe Março de 2003 Angola
O português é a língua oficial de Angola.
Em 1983, 60% dos moradores declararam que o português é sua língua materna, embora estimativas indiquem que 70% da população fale uma das línguas nativas como primeira ou segunda língua.
Além do português, Angola abriga cerca de onze grupos lingüísticos principais, que podem ser subdivididos em diversos dialetos (cerca de noventa). As línguas principais são: o umbundu, falado pelo grupo ovimbundu (parte central do país); o kikongo, falado pelos bakongo, ao norte, e o chokwe-lunda e o kioko-lunda, ambos ao nordeste. Há ainda o kimbundu, falado pelos mbundos, mbakas, ndongos e mbondos, grupos aparentados que ocupam parte do litoral, incluindo a capital Luanda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
meio dia, eu sou surdo,tenho dois filhos a precisar de uma escola em que possa ter um curriculum adaptado devidos a algumas necessidades especiais. Sou do Soyo e Angola em Angola, província de Zaire ele andava numa escola de inclusão, nessa escola tinham uma Unidade de Ensino Especial, houve a necessidade de virmos para Angola e até agora não consegui encontrar uma escola onde o pudesse integrar. Gostaria de saber se há alguma escola onde ele possa ser inserido. Grata pela atenção e ajuda que me possam prestar. O meu obrigada
ResponderEliminar