
DISCURSO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
Fabíola Aparecida SARTIN Dutra Parreira Almeida (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Universidade do Estado do Mato Grosso/CNPq)
O termo “appraisal” traduzido para o português por “avaliatividade” foi apresentado pelo Professor James Martin e pelo grupo de sistemicistas da Universidade de Sydney para expressar avaliação. Segundo este autor, a avaliatividade refere-se à forma pela qual expressamos nossos pensamentos, opiniões e atitudes sobre algo ou alguém com base nas emoções; estabelecendo julgamentos e, posteriormente, atribuindo valor a essas atitudes. Nesse caso, trata-se da opinião sobre as coisas e sobre o mundo refletindo a ideologia, as crenças e a cultura que são evidenciados por meio das escolhas lingüísticas no discurso.
SARTIN, F. A. D. P. A. Discurso docente no curso de Letras: uma análise de avaliatividade. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo:
LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.
Ver o texto todo aqui.
(imagem de Cruzeiro Seixas)
Sem comentários:
Enviar um comentário