"Para Shorter (1974:117, in Altuna, 1985:37-38), "o elenco de formas literárias orais africanas resume-se no seguinte:
a) fórmulas rituais: orações, invocações, juramentos, bênçãos, maldições, fórmulas mágicas, títulos, divisas;
b) textos didácticos: provérbios, adivinhas, fórmulas didácticas, cantos e poesias para crianças;
c) histórias etiológicas: explicações populares do porquê das coisas, evolução das coisas até ao estado actual;
d) contos populares: histórias só para divertir;
e) mitos:
todas as fórmulas literárias que utilizam símbolos. Melhor, são mitos
certas histórias transmissoras de tradições arcaicas, de tipo religioso
ou cosmológico, relacionadas com Deus ou com a criação;
f) récitas: heróico-épicas, didácticas, estéticas, pessoais, mitos etiológicos, memórias pessoais, migrações;
g) poesia variada: amor, compaixão, caça, trabalho, prosperidade, oração;
h) poesia oficial:
(histórica), privada (religiosa, individual), comemorativa
(panegírica); poesia culta, ligada às castas aristocráticas e
senhoriais; poesia sagrada, cantada nos ritos religiosos e mágicos, em
cerimónias de sociedades secretas, em ritos fúnebres, poesia que
interpreta a filosofia e os mistérios da vida e da morte; poesia
popular, cantada nos jogos à volta do fogo, transmissora de ensinamentos
morais e históricos;
i) narrações históricas: listas de
pessoas e lugares, genealogias, histórias universais, locais e
familiares, comentários jurídicos, explicativos, esporádicos,
ocasionais".
1. "poema" ("de forma estabelecida e conteúdo fixo");
2. "fórmula" ("de forma livre e conteúdo fixo");
3. "epopeia" ["de forma estabelecida e conteúdo livre (escolha de palavras)"];
4. "narrativa" ["de forma livre e conteúdo livre (escolha de palavras)"].
Veja-se do mesmo autor (1966 [?]:156) a “Tipologia de las tradiciones orales”, mais completa."
"Honorat Aguessy (1985:44-45) distribui o campo da tradição oral por cinco sectores:
1. tradição oral;
2. toponímia e antroponímia;
3. arte e artesanato;
4. mitos e elementos culturais veiculados pelos relatos e rituais religiosos;
5. fitoterapia e psicoterapia, e, em sentido restrito, a farmacopeia."
Ver aqui (A LITERATURA ANGOLANA DE TRADIÇÃO ORAL
E A SUA RECOLHA: HISTÓRIA BREVE E TEORIA de Américo Correia de Oliveira
(ESELeiria/Instituto Camões/Universidade A. Neto)
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