quinta-feira, 31 de maio de 2012

Diversidade Linguística na Escola Portuguesa

Imagem daqui
 
O projecto, denominado Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, foi
desenvolvido por investigadores do Instituto de Linguística Teórica e Computacional
(ILTEC) em colaboração com o Ministério da Educação (DGIDC) e com financiamento
e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Tratando-se de um projecto-piloto, incidiu
nas escolas do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico da Área Metropolitana de
Lisboa e foi realizado entre 2003 e 2007.

O relatório está dividido em cinco partes:

A primeira parte descreve um levantamento das línguas faladas pelos alunos das
escolas de Ensino Básico da Área Metropolitana de Lisboa, levado a cabo no primeiro
ano do projecto.

A segunda parte descreve a recolha e a análise de um corpus de produções orais e
escritas de alunos de língua materna ucraniana, cabo-verdiana, guzerate e chinesa
(falantes de mandarim) do quarto e do sexto anos do Ensino Básico, realizado com o
objectivo de avaliar o seu grau de proficiência linguística em Português e de identificar
áreas da língua em que tinham mais dificuldades. Após apresentar os principais
resultados da análise, o relatório refere as estratégias pedagógicas e as actividades
didácticas para o ensino do Português como língua não materna desenvolvidas pela
equipa do projecto, de acordo com esses resultados.

A terceira parte apresenta as actividades desenvolvidas pela equipa do projecto no
sentido de valorizar as línguas maternas dos alunos.

A quarta parte descreve os encontros que a equipa do projecto promoveu sobre a
diversidade linguística junto da comunidade científica e educativa.

A quinta parte contém uma descrição das estratégias de divulgação dos resultados
da investigação, nomeadamente os dois CD-ROM do projecto, as acções de formação
e as apresentações públicas.

Ver o texto completo aqui.

Ver ainda aqui aqui: Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa
Dulce Pereira
FLUL / ILTEC

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