quinta-feira, 31 de maio de 2012

A diversidade étnico-cultural na escola: a educação intercultural no ensino básico*




*Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta em 2006 de
Maria Judite Ferreira Neves Pontes


Resumo
A grande diversidade étnico-cultural presente na sociedade Portuguesa actual, com evidentes reflexos na nossa escola, constituiu o motivo para a formulação da questão de partida “Perante a diversidade étnico – cultural existente na escola, como são vividas as relações interétnicas e que acções e estratégias são implementadas, de modo a responder às necessidades impostas por esta realidade?"

Ao longo da Fundamentação Teórica foram abordados temas como as migrações, a diversidade étnico-cultural, a integração das minorias, a educação intercultural e a formação dos professores. A diversidade étnica na escola e a integração, social e escolar, das minorias étnicas, quer por parte da escola/professores, quer por parte do Ministério da Educação, foi o centro deste estudo.

Em relação à metodologia, começámos a investigação deste estudo com entrevistas exploratórias, a alunos e professores dos três ciclos do Ensino Básico, que nos permitiram recolher informação sobre as temáticas referidas.
A análise de conteúdo feita às entrevistas evidenciou os indicadores necessários à elaboração dos questionários.
Os questionários foram aplicados em duas escolas, a todos os professores dessas escolas e a três turmas de cada ciclo do Ensino Básico.
Após a análise feita aos resultados obtidos através dos questionários tiraram-se algumas conclusões, quer em relação aos alunos quer em relação aos professores.

 Em relação aos alunos, podemos dizer que não foram detectados problemas no relacionamento interétnico. Estes manifestaram vontade de conhecer mais sobre as diferentes culturas étnicas, fazer mais actividades multiculturais na escola.

Em relação aos professores, os dados obtidos revelam que os professores enfrentam algumas dificuldades na sua vida profissional. Têm dificuldades em trabalhar com a diversidade étnico-cultural presente na escola e sentem que o Ministério da Educação não tem tratado suficientemente esta questão. Na Formação Inicial, os professores não são preparados para a multiculturalidade que temos hoje nas escolas e a Formação Contínua não tem respondido às necessidades dos professores nesta área.

No geral, quer pelos dados obtidos quer pelo contacto com as pessoas aquando da aplicação dos instrumentos de pesquisa, as questões da multiculturalidade, da Educação Intercultural, iniciativas realizadas ou projectadas pelo Ministério da Educação, nesta área, não são do conhecimento da maioria da população escolar.

Ver texto completo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário