Este blog pretende ser uma compilação de textos, vídeos, livros, dinâmicas de grupo, exercícios psicomotores e outros... que ajudem ou estejam relacionados com a educação/alfabetização e, na sua maioria, são retirados da Internet, assim como a maioria das fotos. Alguns já não os encontro no local, pelo que não têm referida a autoria mas a todos agradeço. (Há alguns títulos que são ligações a vídeos ou livros.)
domingo, 20 de junho de 2010
Uma avaliação... de Ensino Recorrente!... (II)
Áreas Avaliadas e respectivos Objectivos Gerais:
Perceptiva -
Desenvolver a sua percepção visual, táctil, auditiva, espacial geral, espacial gráfica, temporal.
Motora
Desenvolver a sua motricidade: geral, fina, coordenação óculo-manual, coordenação grafo-manual.
Verbal
Desenvolver a sua compreensão verbal, raciocínio verbal, leitura, ortofonia e logopedia, fluência verbal e escrita.
Mnemónica
Desenvolver a sua memória visual e auditiva.
Numérica
Desenvolver a sua área numérica, nomeadamente: conceitos numéricos básicos, cálculo, raciocínio abstracto.
Emocional / Social
Desenvolver a sua área emocional afectiva, social
Observações
Dadas as características do grupo, condições de trabalho e, principalmente, a heterogeneidade do nível de aprendizagem, não podemos avaliar da forma – atingido/não atingido – as áreas que considerámos importantes e que fomos tentando desenvolver ao longo deste ano lectivo.
A avaliação será global e nela constarão os seguintes pontos:
Alunos – Aprendizagem, assiduidade, comportamento, relações interpessoais, auto-avaliação
Professoras – auto e hetero avaliação
Núcleo do Ensino Recorrente/ANEFA – Apoio prestado e actividades desenvolvidas.
Instituição onde decorreram as sessões – Apoio prestado e actividades desenvolvidas.
É importante esclarecer que algumas destas áreas aparecem por termos achado pertinente o seu desenvolvimento, uma vez que, após uma breve avaliação inicial, constatámos que alguns elementos do grupo tinham tido um breve e fortuito contacto com o material de escrita e seus instrumentos, e outros ainda não conseguiam comunicar de forma consistente em Língua Portuguesa.
AVALIAÇÃO GLOBAL
Alunos
– Aprendizagens:
- Área Verbal – Podemos considerar que todos se encontram a um nível superior ao que tinham quando iniciaram este curso. Todos são capazes de escrever o seu nome, se bem que uns ainda necessitem de modelo. Há alunos que conhecem as vogais e silabas simples. Alguns estão na fase de consolidação dos casos de leitura. Poucos são os que são capazes de ler e interpretar um texto adequado à sua faixa etária assim como em escrever um texto onde exponha as suas ideias sobre determinado tema relacionado com o seu dia a dia. A maioria é capaz de copiar a letra de imprensa passando-a para manuscrita.
Há a salientar, ao longo deste ano lectivo a sua maior adesão a propostas de debate de assuntos considerados por todos de interesse e um maior cuidado na elaboração quer de textos colectivos quer de textos individuais cujo conteúdo seria passado a computador para poder ser publicado e partilhado no Jornal.
- Área Numérica – Verificou-se uma maior adesão, durante este ano lectivo, à técnica escolar relacionada com esta área, uma vez que já eram os alunos que nos solicitavam problemas onde fossem necessárias as várias operações para os resolverem. Também aqui há vários níveis de aprendizagens: há um elemento do grupo que ainda não consegue associar o número à quantidade, há alunos que só conseguem somar sem transporte, outros que somam com e sem transporte e subtraem com e sem empréstimo e outros que conseguem resolver até divisões com dois algarismos no divisor.
- Área Social e Emocional – Tentou-se trabalhar a comunicação assertiva de uma forma indirecta e achamos , sinceramente que as atitudes e os comportamentos se foram alterando de forma positiva ao longo deste ano lectivo , tal como vinha sucedendo no ano anterior.
- Assiduidade – O nível de assiduidade ao longo deste ano foi muito elevado, tendo-se verificado um aumento do cuidado nas justificações escritas das faltas, apesar de ainda haver um trabalho de responsabilização nesse sentido.
- Actividades paralelas e/ou complementares – (Conferências, Palestras, Visitas, Convívios, Aulas de Desenvolvimento Pessoal e Social/Educação para a Cidadania)
Aqui foi onde a modificação de comportamentos, apesar de uma maior adesão, pouco se verificou pois continua a haver uma grande resistência da maioria do grupo em aderir.
- Auto – avaliação – Após uma reflexão oral conjunta, verificamos com agrado que todos os alunos se mostraram satisfeitos com os progressos alcançados, assim como pela forma como os conteúdos foram apresentados, bem como pela maneira que consideraram agradável, como decorreu este ano lectivo.
- Professoras: Considerando as características do grupo e as condições de trabalho, achamos que este ano foi positivo.
Gostávamos de indicar algumas alterações que consideramos fundamentais para que o próximo ano lectivo seja mais eficaz e menos fatigante dado o grupo heterogéneo que, sabemos, se irá manter:
- Era importante que se conseguisse adaptar um armário/ estante, de modo que os cadernos dos alunos estivessem acessíveis aos alunos, bem como todo o material de apoio, de forma a também assim podermos aumentar a autonomia dos alunos;
- Também a sala deveria ter, pelo menos, uma parede (com corticite ou esferovite) adaptada à colocação de materiais de apoio às aprendizagens bem como de trabalhos colectivos ou individuais que pudessem servir quer para aumentar a auto-estima quer de suporte a aprendizagens quer ainda de auto e hetero avaliação. Serviriam ainda de suporte a materiais que iremos implementar na nossa mudança de estratégia no ensino-aprendizagem que pretendemos para o próximo ano lectivo.
- Ainda faltam arquivadores para o material necessário a cada um dos níveis de aprendizagem (e são muitos).
- Falta material de desgaste e de apoio específico para este tipo de população (cadernos pautados A4, cola em batom, bicos de feltro, lápis de cor, lápis, borracha, caneta, tesoura, cartolina, agulha de lã, agulha fada do lar, lã, tecidos, agulha, linha, papel vegetal de engenharia, mapas de Portugal, da Europa e do Mundo, retroprojector, computador, vídeo, etc.
Coordenação do Ensino Recorrente / ANEFA – Esteve sempre presente e colaborante.
Instituição - Foi quem disponibilizou as salas e algum material e quem nos forneceu alguns dados sobre os formandos quando solicitado.
SUGESTÕES PARA O PRÓXIMO ANO LECTIVO
Após uma reunião de reflexão conjunta sobre o funcionamento destes dois anos lectivos com esta população chegámos à conclusão que seria importante que houvesse:
- encontros periódicos, programados, para troca de informações formais e informais consideradas pertinentes, entre todos os intervenientes da acção educativa (professores, assistentes sociais, psicólogas);
- dinamização de ateliers na Instituição(pintura, artesanato, costura, cerâmica, cozinha)de modo a motivar os formandos para a aprendizagem (estes temas foram-nos fornecidos por eles num questionário que apresentámos como elemento da avaliação final onde eram pedidas sugestões para o próximo ano lectivo) Estes ateliers são ainda uma forma de optimizar o espaço existente na instituição;
- uma monitora, com formação, para a sala dos filhos das formandas e com aulas planeadas, material lúdico, enquanto estas estão nas aulas...
- elaboração de um livro de apoio para o ensino recorrente especialmente para iniciados da alfabetização de adultos tendo por base palavras geradoras possíveis pois o meio está muito estudado bem como as actividades da sua população - nomeadamente dos formandos e ainda relacionadas com cada um dos ateliers por eles sugeridos;
- elaboração do calendário para os quatro ateliers cuja criação se sugeriu para os formandos do ensino recorrente, pela Instituição.
Estas são algumas das considerações que achamos conducentes a uma optimização do ensino/aprendizagem no próximo ano lectivo.
AS PROFESSORAS,
Tomei conhecimento,
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Esta avaliação é da autora e refere-se a uma turma de Ensino Recorrente (2001).
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