domingo, 20 de junho de 2010

Projectos



Os projectos permitem uma intersecção entre conteúdos de diferentes eixos de trabalho. Há projectos que visam o trabalho específico com a linguagem, seja oral ou escrita, levando em conta as características e função próprias do género. Nos projectos relacionados aos outros eixos de trabalho, é comum que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação. Elaborar um livro de regras de jogos, um catálogo de colecções ou um fascículo informativo sobre a vida dos animais, por exemplo, podem ser produtos finais de projectos. Da mesma forma, preparar uma entrevista ou uma comunicação oral, como um convite para que outro grupo venha assistir a uma apresentação, são actividades que podem integrar projectos de diversas áreas. Os projectos de linguagem oral podem propor, por exemplo, a gravação em fita cassete de histórias contadas pelas famílias para fazer uma colecção para a sala, ou de lendas, ou, ainda, de brincadeiras cantadas para o acervo de brincadeiras da instituição ou para outro lugar a ser definido pelo professor e pelas crianças. A pesquisa e o reconto de casos ou histórias da tradição oral envolvendo as famílias e a comunidade, que contarão sobre as histórias que povoam suas memórias, é outro projecto que oferece ricas possibilidades de trabalho com a linguagem oral.

Pode-se também organizar saraus literários nos quais as crianças escolhem textos (histórias, poesias, parlendas) para contar ou recitar no dia do encontro. Elaborar um documentário em vídeo ou exposição oral sobre o que as crianças sabem de assuntos tratados num projecto de outro eixo, como, por exemplo, instruções sobre como se faz um papagaio de papel.

No que se refere à linguagem escrita, os projectos favorecem o planejamento do texto por meio da elaboração de rascunhos, revisão (com ajuda) e edição (capa, dedicatória, índice, ilustrações, etc.), na busca de uma bem cuidada apresentação do produto final.

Os diversos textos que podem ser produzidos em cada projecto devem utilizar modelos de referência correspondentes aos géneros com os quais se está trabalhando. É aconselhável que sejam apresentados textos impressos de diferentes autores. Se o texto for um cartaz, deve-se apresentar às crianças alguns cartazes sobre diversos assuntos, para que elas possam perceber como são organizados, como o texto é escrito, como são as imagens, etc. Se for um jornal, é necessário que as crianças possam identificar, entre outras coisas, as diversas sessões que o compõem, como se caracteriza uma manchete, uma propaganda, uma sessão de classificados, etc. Para se montar uma história em quadrinhos, é necessário o conhecimento de vários tipos de histórias em quadrinhos para que as crianças conheçam melhor suas características. Pode-se identificar os principais temas que envolvem cada personagem, os recursos de imagens usadas, etc. Assim, se amplia o repertório em uso pelas crianças e elas avançam no conhecimento desse tipo de texto. Ao final, as crianças podem produzir as próprias histórias em quadrinhos.

Os projectos que envolvem a escrita podem resultar em diferentes produtos: uma colectânea de textos de um mesmo género (poemas, contos de fadas, lendas, etc.); um livro sobre um tema pesquisado (a vida dos tubarões, das formigas, etc.); um cartaz sobre cuidados com a saúde ou com as plantas, para afixar no mural da instituição; um jornal; um livro das receitas aprendidas com os pais que estiverem dispostos a ir preparar um prato junto com as crianças; produção de cartas para correspondência com outras instituições, etc.

Podem-se planear projectos específicos de leitura, articulados ou não com a escrita: produzir uma fita cassete de contos ou poesias recitadas por um grupo, para ouvir em casa ou para enviar a uma turma de outra instituição; elaborar um álbum de figuras (de animais ou de plantas, de fotos, de ícones diversos, de logotipos da publicidade ou marcas de produtos, etc.) coleccionadas pelas crianças; elaborar uma antologia de letras das músicas predilectas do grupo, para recordá-las e poder cantá-las; elaborar uma colectânea de adivinhas para "pegar" os pais e irmãos, etc.

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