quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rede WHPO formalizada na Universidade de Coimbra


Imagem daqui.

O II Encontro Internacional WHPO – World Heritage Portuguese Origin (Património Mundial de Origem Portuguesa) terminou com a assinatura de um protocolo que formaliza a constituição da Rede WHPO – rede de cooperação para o património mundial entre países com património cultural de influência portuguesa.

Foram quatro dias de trabalho, que culminaram, no passado 26 de Outubro, com a assinatura do protocolo que formaliza a Rede WHPO, o principal objectivo deste Encontro.

Raimundo Mendes da Silva, Pró-reitor da Universidade de Coimbra, destaca dois documentos fundamentais resultantes do II Encontro WHPO. Um deles é o texto base para a constituição dos estatutos da Rede, que, apesar de não ser ainda um texto formal com dimensão jurídica e administrativa, é, segundo o Pró-reitor, “um texto muito próximo do final, aprovado por estes 25 países, por unanimidade e muito entusiasmo.”

O outro documento é a “Declaração de Coimbra”, uma espécie de manifesto de intenção, “que diz o que vai na alma destes países, quando se reúnem e resolvem trabalhar em conjunto para promover o património de origem portuguesa”, explica Raimundo Mendes da Silva.

Ao longo destes quatro dias, foram realizadas conferências plenárias e mais de uma dezena de workshops, que consistiram na partilha de conhecimentos técnicos sobre intervenção em restauro e preservação do património e as suas características históricas, arquitectónicas e culturais. O programa integrava ainda uma componente social e cultural, com várias iniciativas de convívio entre os representantes dos 25 países, incluindo espectáculos alusivos à sua identidade cultural.

Ver o texto aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário