segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna


Imagem daqui.

21-02-2011 11:31

Comunicação
Hoje é Dia Internacional da Língua Materna

Angop

UNESCO reconhece o papel da língua materna como vector da identidade cultural

Celebra-se hoje, 21 de Fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 17 de Novembro de 1999.

A data, reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é comemorada desde Fevereiro de 2000 com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

Esta comemoração impulsionou,assim, os esforços dessa organização internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural.

O Conselho Geral, órgão supremo da UNESCO, reconheceu o papel que tem a língua materna, não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos, como também no facto de que as línguas maternas constituem o primeiro vector da identidade cultural.

Numa mensagem, por ocasião da data, a UNESCO considera que, como verdadeiros mananciais de conhecimento, as línguas também são o ponto de partida básico na busca por maior sustentabilidade no desenvolvimento e, para criar relações mais harmónicas com o meio ambiente e com as mudanças.

“As línguas maternas têm um papel fundamental em nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo. O Dia Internacional da Língua Materna é o momento de reconhecer a importância destas e de nos mobilizarmos pelo plurilinguismo e pela diversidade linguística”, lê-se na mensagem.

Segundo o documento, as línguas oferecem o suporte lógico para o uso das tecnologias de informação e da comunicação que, por sua vez, representam uma nova fronteira para promover a diversidade linguística.

Acrescenta que “a UNESCO tem o compromisso de promover o plurilinguismo na Internet. Essas metas norteiam o trabalho da UNESCO com a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números”.

Este ano, a data comemora-se sob o lema “Todas as línguas têm vínculos com suas origens e seus empréstimos, mas cada língua é uma fonte única de significado para entender, escrever e expressar a realidade”.

Em Angola, o português é a única língua oficial, mas o país conta com quatro línguas reconhecidas como nacionais: o tchocué, kikongo, kimbundu , umbundu e mais outras línguas africanas e inúmeros dialectos.

O principal grupo étnico bantu é o dos Ovimbundu, que se concentra no centro-sul do país, ou seja, no Planalto Central e algumas áreas adjacentes, especialmente na faixa litoral a Oeste do Planalto Central.

Os Ovimbundu constituem hoje um pouco mais da terceira parte da população, e a sua língua, o umbundu, é a segunda língua mais falada em Angola (a seguir ao português) com quatro milhões ou mais de falantes.

Texto daqui.


Outros sites curiosos:
Saving the Incas’ Mother Tongue, Quechua

Um site Mothertongue
"Mothertongue provides culturally sensitive professional services, where people are heard with respect in their chosen language."
É uma instituição de saúde que se preocupa com a língua materna do utente. O aconselhamento pode ser feito em mais de 20 línguas. Exemplo de algumas - Hindi, Bengali, Árabe, Urdu, Português, Persa, Espanhol, Francês, Inglês.

"mother tongue" By Richard Nordquist, About.com Guide

BBC 6 de novembro de 2009 - "Bébés choram na língua materna" - Os resultados de pesquisas alemãs a cerca de 60 bebés alemães e franceses, sugerem que fetos são influenciados pelo som de primeira língua que penetra no útero.

No dicionário.

Sem comentários:

Enviar um comentário