sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projetos e nova sala para o IILP - Instituto Internacional da Língua Portuguesa





Imagem daqui.

Encerrou-se na sexta -feira, dia 28 de setembro de 2012 a I Reunião Técnica para a Elaboração do Portal do Professor, uma plataforma multilateral que irá disponibilizar materiais e recursos didáticos para o ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) e PL2 (Português como Língua Segunda), conforme previsto no Plano de Ação de Brasília e que dará apoio aos docentes da língua portuguesa de todo o mundo.



A Reunião Técnica, que ocorreu nos dias 27 e 28, foi precedida de uma reunião preparatória, de 24 a 26 do mesmo mês, e que mobilizou a Equipe Assessora Central do Projeto, composta das Professoras Doutoras Edleise Mendes (UFBA), Maria José Grosso (UL), Matilde Scaramucci (Unicamp), Marisa Mendonça (UP) e Viviane Baggio (UEL). A reunião preparatória preparou as minutas do Manual de Procedimentos do Portal, bem como do Cronograma de Ação até a finalização do projeto, em setembro de 2013.

O evento foi finalizado no auditório do Palácio Penafiel com a apresentação dos resultados da reunião e, paralelamente, o lançamento do Manual Técnico para a Constituição dos Corpora dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VON) doProjeto VOC – Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa apresentado pela Equipe Central do VOC, Professores Margarita Correia e José Pedro Ferreira, ambos do ILTEC.

No mesmo dia, foi inaugurada a sala do IILP no Palácio Penafiel. Segundo Gilvan Müller de Oliveira, Diretor do IILP, existe a proposta de um escritório no Brasil e outro em Timor-Leste, o que certamente propiciará uma interatividade maior e uma verdadeira internacionalização do Instituto.

Na ocasião, o Diretor do IILP falou sobre as dificuldades financeiras que o Instituto vem atravessando, “já que este ano apenas dois dos oito países membros depositaram as suas contribuições obrigatórias”, disse ele. Ainda, acrescentou que o Instituto tem realizado “convênios de cooperação técnica com entidades que, embora possam também não ter recursos líquidos, têm um capital humano extraordinário no campo da lusofonia”.

Ver Blog do IILP aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário