domingo, 13 de março de 2011

P.E.N. (Poetas, Ensaístas e Novelistas)





O P.E.N. (Poetas, Ensaístas e Novelistas) International, também conhecido por PEN CLUB, é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo inteiro. Foi criada em 1921, no rescaldo da primeira guerra, por escritores ingleses e o seu primeiro Presidente foi John Galsworthy, Prémio Nobel em 1932.

Foram fundadores escritores como Joseph Conrad, George Bernard Shaw e H. G. Wells (inspirador e primeiro relator do que havia de ser a Declaração Universal dos Direitos do Homem, criada no seio do P.E.N.)

O P.E.N. avançou depois para outros centros na Europa, com escritores como Anatole France, Paul Valéry, Thomas Mann, Benedetto Croce e Karel Capek.

Actualmente o P.E.N. é considerado pela UNESCO como organização "umbrella" na área dos escritores, o que significa que todas as outras organizações terão que coordenar os seus esforços e objectivos com os do P.E.N. Internacional para beneficiarem dos apoios (que são de vária espécie) da UNESCO na realização de programas culturais.

O P.E.N. congrega escritores de mais de cem países dos cinco continentes distribuídos por cerca de 130 Centros relativamente autónomos. Há uma Carta, em que se defendem as liberdades fundamentais, designadamente as das pessoas, das línguas, das escritas.

Um dos objectivos fundamentais do P.E.N., enquanto associação mundial da escritores, é que os escritores se conheçam uns aos outros, bem como as suas obras e que se envolvam activamente na defesa dos direitos do homem, particularmente da defesa dos escritores perseguidos, presos, torturados, exilados, etc, o que acontece um pouco por todo o mundo. O P.E.N. tem um conhecimento aprofundado e activo de todas essas situações.

(...)

O P.E.N. Clube Português foi criado em 1978 e tem exercido uma actividade intensa e continuada como se pode verificar pela síntese de actividades que se anexa. É composto por 152 escritores, de entre os mais relevantes do nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário