Este blog pretende ser uma compilação de textos, vídeos, livros, dinâmicas de grupo, exercícios psicomotores e outros... que ajudem ou estejam relacionados com a educação/alfabetização e, na sua maioria, são retirados da Internet, assim como a maioria das fotos. Alguns já não os encontro no local, pelo que não têm referida a autoria mas a todos agradeço. (Há alguns títulos que são ligações a vídeos ou livros.)
quinta-feira, 31 de março de 2011
Abordagem comunicativa
Aqui ficam alguns endereços de textos que consultei, dos quais retirei pequenos excertos e considerei interessante partilhar:
- Um resumo interessante em PowerPoint.
A autora, Azenaide A.S. Vieira, faz uma apresentação resumida daquilo que considera serem os aspectos positivos e os negativos da Abordagem Comunicativa.
Clicar aqui para ver o documento.
- Uma reflexão sobre a Abordagem Comunicativa do ensino-aprendizagem de línguas(Um caminho para o ensino do Português LE/L2?) de Vítor Augusto Batista Roque:
Embora Saussure reconheça que a língua é um produto social, o seu interesse principal foi a análise dos elementos individuais constitutivos da língua, dizendo que, como partes integrantes que eram de um sistema, cada um deles só tinha valor se confrontado com os outros elementos desse mesmo sistema. Daí resultou a sua tão conhecida e difundida distinção entre langue (o sistema propriamente dito) e parole o uso que o indivíduo faz desse sistema).
Mas este não é o lugar, nem a altura, de abordar o pensamento de Saussure, nem os conceitos que outros autores produziram a partir dele. O que importa referir é que o pensamento linguístico sofre uma mudança de perspectiva por volta dos anos setenta do século XX – a visão estrutural é progressivamente substituída por uma visão comunicativa.
Segundo esta nova visão, a língua é, antes de mais, um instrumento de comunicação, isto é, um instrumento com o qual as pessoas fazem alguma coisa de concreto, como convencer, pedir, ordenar, etc.
Ver todo o texto aqui.
- THE COMMUNICATIVE APPROACH / ABORDAGEM COMUNICATIVA de Ricardo Schütz
Na abordagem comunicativa, a unidade básica da língua, que requer atenção, é o ato comunicativo, ao invés da frase. A função se sobrepõe à forma, e significado e situações é que inspiram a planificação didática e a confecção de materiais. Competência comunicativa passa ser o objetivo em vez do acúmulo de conhecimento gramatical ou da estocagem de formas memorizadas.
É um muito pequeno texto que tem a particularidade de estar escrito em inglês e português do Brasil e ainda de ter umas ligações para outros textos do autor onde ele apresenta o que entende por "aprender inglês", por exemplo, dando a sua opinião de uma forma singular e onde podemos ainda realizar um pequeno teste para saber se se está preparado para a aprendizagem de línguas, entre outras ligações.
Ver o texto aqui.
- Não perder o texto LANGUAGE ACQUISITION - LANGUAGE LEARNING do mesmo autor aqui.
- Um artigo de Vinicius Sampaio Silva que aborda o ensino da Língua inglesa no Brasil, evidenciando a importância de uma Abordagem Comunicativa: Abordagem Comunicativa no Ensino de Língua Inglesa: uma Educação Prática, Integrada e Inclusiva no Brasil.
No processo de aquisição da linguagem proposto por Noam Chomsky (1928) e posteriormente ampliado pelo construtivista Jean Piaget (1896-1980) e mais ainda Lev Vygotsky (1896-1934), o indivíduo é possuidor de uma“Gramática Universal” internalizada que congrega diversas formações lexicais e regras gramaticais idiomáticas, entretanto somente a interação com um meio social torna possível a externalização desta gramática e, consequentemente, o reflexo das estruturas cognitivas perpassando diferentes estágios evolutivos.
Ver o artigo aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário