Este blog pretende ser uma compilação de textos, vídeos, livros, dinâmicas de grupo, exercícios psicomotores e outros... que ajudem ou estejam relacionados com a educação/alfabetização e, na sua maioria, são retirados da Internet, assim como a maioria das fotos. Alguns já não os encontro no local, pelo que não têm referida a autoria mas a todos agradeço. (Há alguns títulos que são ligações a vídeos ou livros.)
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Ainda Avaliatividade ... (género reportagem)
Configuração e papel do sistema de avaliatividade no gênero reportagem
Configuration and role of appraisal system on reportage genre
Sóstenes Lima - limasostenes@yahoo.com.br
Maria Luiza M.S. Coroa - mlcoroa@uol.com.br
Avaliatividade na linguagem: percursos teóricos
O termo avaliatividade é aqui tomado como correspondente à tradução de appraisal, utilizado por Martin e White (2005) para se referirem à organização sistêmica do
modo como os falantes/escreventes1 expressam pensamentos, sentimentos, opiniões e atitudes sobre algum objeto, fenômeno, evento, pessoa etc. O sistema de avaliatividade (Martin e White, 2005) está inscrito no arcabouço teórico da linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004), associando-se aos significados interpessoais constituídos no texto. Os falantes/escreventes, ao se engajarem nas relações interpessoais, mobilizam um conjunto de recursos semânticos que lhes permite expressar avaliações afetivas, avaliações de comportamento e apreciação das coisas, marcando um grau de intensidade para essas avaliações e atribuindo identidade às fontes de onde partem as avaliações (Martin e Rose, 2003).
in: Calidoscópio
Vol. 8, n. 2, p. 127-137, mai/ago 2010
© 2010 by Unisinos - doi: 10.4013/cld.2010.82.05
Ver o artigo todo aqui.
(imagem:Alexandre O'Neill, "Graveagudo", 1970)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário