terça-feira, 30 de novembro de 2010

Português no estrangeiro custa 35 milhões de euros



"Português no estrangeiro custa 35 milhões de euros

por PATRÍCIA JESUS 14 Novembro 2010 in: Diário de Notícias

Rede passou do Ministério da Educação para Instituto Camões, que admite problemas.

Trinta e cinco milhões de euros é quanto custa a rede de ensino de português no estrangeiro que o Instituto Camões (IC) "herdou" do Ministério da Educação este ano. Um investimento que nem sempre tem o retorno esperado, admite a presidente do instituto. Turmas muito pequenas e situações de injustiça em relação à língua portuguesa são alguns dos factores a mudar, indica - dando como exemplo o facto de Portugal pagar aos professores em países em que a língua faz parte do sistema oficial de ensino e até de suportar as despesas com salas no Reino Unido."

domingo, 28 de novembro de 2010

Paulo Feytor Pinto - Política de língua na democracia portuguesa (1974-2004)



Aqui ficam os links. Aqui onde fui buscar a Tese de Doutoramento e no seguinte a tese na integra de onde retirei...
"A questão central do trabalho de investigação cujos resultados se apresentam é, de acordo com o plano aprovado em 2002, pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, o diagnóstico das principais características da política linguística portuguesa, durante os primeiros trinta anos de regime democrático, através da análise de legislação com normas linguísticas explícitas, aprovada no período em questão."

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"O Inquérito, Teoria e Prática"



Aqui em Francês...GHIGLIONE R., MATALON B., Les enquêtes sociologiques, Théories et pratique, Paris, Armand Colin,. 1991, Coll. U Sociologie...

Aqui em português...O Inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta, 1997. 1. Problemas gerais. 1.1 Definições e generalidades. Há diferentes tipos e diferentes técnicas ...

Inquérito por questionário - Título: Escola, autonomia e formação : dinâmicas de poder e lógicas de acção numa escola secundária de Braga Autor: Silva, Virgílio Rego Data: 2003

Como fazer um inquérito?

O Inquérito Estatístico
- uma introdução à elaboração de questionários, amostragem, organização e apresentação dos resultados
Maria João Ferreira e Pedro Campos

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO - Notas de Apoio à Disciplina de Sociologia

Técnicas não documentais
* Inquérito por questionário
* Sondagem
* Técnicas - Vantagens e limites
* Teste sociométrico

domingo, 21 de novembro de 2010

Perfis Linguísticos PLNM



Os Serviços Centrais do Ministério da Educação produziram em Julho de 2005 o Documento Orientador – Português Língua Não Materna no Currículo Nacional, no qual se estabelece o Programa para integração dos alunos que não têm o Português como língua materna.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

II Congresso de Língua Portuguesa - Instituto Piaget



(Animação)

O II Congresso de Língua Portuguesa, que o Instituto Piaget organiza através do Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar, procura promover o debate acerca de algumas das mais importantes dimensões da promoção e difusão da língua portuguesa e da Lusofonia.

Criadores, académicos, jornalistas que têm como traço comum o envolvimento em projectos de valorização e difusão da Língua Portuguesa, deram-nos a honra de aceitar o nosso convite para se debruçarem sobre o seis temas:

* • O Português como Língua de Identidade e Criação;
* • Unidade e Diversidade da Língua Portuguesa;
* • O Português nos Media e no Ciberespaço;
* • O Português como Língua de Ciência;
* • O Ensino do Português;
* • O Português nos Grandes Espaços Linguísticos e Económicos.

A partilha do seu saber e experiência constituir-se-á certamente como uma ocasião de aprendizagem, reflexão e debate para todos aqueles que se interessam pela valorização da sexta língua mais falada em todo o mundo e pelo fortalecimento do espaço da lusofonia.

domingo, 14 de novembro de 2010

A propósito de Provérbios... Angolanos


Link da imagem

Os brancos escrevem livros, nós escrevemos no peito.
A LITERATURA ANGOLANA DE TRADIÇÃO ORAL E A SUA RECOLHA: BREVE HISTÓRIA
(Para a aula do Professor António Avelar)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Direitos Humanos: Guia anotado de recursos



Esta nova colecção de Guias Anotados de Recursos constitui um levantamento e uma sistematização de materiais actualmente acessíveis ao professor para apoio à sua função de gestor e decisor curricular. Fruto da colaboração de departamentos e programas do Ministério da Educação, de outros Ministérios, Comissões e Organismos não Governamentais, compõem-na vários volumes, cada um correspondendo a um tema diferente, geralmente de natureza transversal, e visando todos a formação para a cidadania dos alunos dos ensinos básico e secundário.

A opção pela elaboração, não de manuais nem de colectâneas de textos, mas sim de Guias Anotados de Recursos, traduz uma nova atitude para com o professor: o reconhecimento da sua autonomia e responsabilidade face ao currículo, da sua função de gestor curricular que se deseja ver assumida e fortalecida e, para isso, apoiada, mas não coarctada nem excessivamente orientada. Facilita-se, assim, o conhecimento da informação disponível mas confiando no professor para proceder à escolha dos materiais mais apropriados a si mesmo, aos alunos, à escola e ao contexto em que se encontram.

"O cânone no ensino do português"José Canoa dos Santos



Conferência Internacional sobre o Ensino do Português,
Centro Cultural de Belém, 7 a 9 de Maio de 2007.

Paulo Feytor Pintor...



Gramática, para que te quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades