quinta-feira, 31 de março de 2011

Abordagem comunicativa




Aqui ficam alguns endereços de textos que consultei, dos quais retirei pequenos excertos e considerei interessante partilhar:

- Um resumo interessante em PowerPoint.
A autora, Azenaide A.S. Vieira, faz uma apresentação resumida daquilo que considera serem os aspectos positivos e os negativos da Abordagem Comunicativa.
Clicar aqui para ver o documento.


- Uma reflexão sobre a Abordagem Comunicativa do ensino-aprendizagem de línguas(Um caminho para o ensino do Português LE/L2?) de Vítor Augusto Batista Roque:

Embora Saussure reconheça que a língua é um produto social, o seu interesse principal foi a análise dos elementos individuais constitutivos da língua, dizendo que, como partes integrantes que eram de um sistema, cada um deles só tinha valor se confrontado com os outros elementos desse mesmo sistema. Daí resultou a sua tão conhecida e difundida distinção entre langue (o sistema propriamente dito) e parole o uso que o indivíduo faz desse sistema).

Mas este não é o lugar, nem a altura, de abordar o pensamento de Saussure, nem os conceitos que outros autores produziram a partir dele. O que importa referir é que o pensamento linguístico sofre uma mudança de perspectiva por volta dos anos setenta do século XX – a visão estrutural é progressivamente substituída por uma visão comunicativa.

Segundo esta nova visão, a língua é, antes de mais, um instrumento de comunicação, isto é, um instrumento com o qual as pessoas fazem alguma coisa de concreto, como convencer, pedir, ordenar, etc.


Ver todo o texto aqui.


- THE COMMUNICATIVE APPROACH / ABORDAGEM COMUNICATIVA de Ricardo Schütz
Na abordagem comunicativa, a unidade básica da língua, que requer atenção, é o ato comunicativo, ao invés da frase. A função se sobrepõe à forma, e significado e situações é que inspiram a planificação didática e a confecção de materiais. Competência comunicativa passa ser o objetivo em vez do acúmulo de conhecimento gramatical ou da estocagem de formas memorizadas.

É um muito pequeno texto que tem a particularidade de estar escrito em inglês e português do Brasil e ainda de ter umas ligações para outros textos do autor onde ele apresenta o que entende por "aprender inglês", por exemplo, dando a sua opinião de uma forma singular e onde podemos ainda realizar um pequeno teste para saber se se está preparado para a aprendizagem de línguas, entre outras ligações.
Ver o texto aqui.

- Não perder o texto LANGUAGE ACQUISITION - LANGUAGE LEARNING do mesmo autor aqui.


- Um artigo de Vinicius Sampaio Silva que aborda o ensino da Língua inglesa no Brasil, evidenciando a importância de uma Abordagem Comunicativa: Abordagem Comunicativa no Ensino de Língua Inglesa: uma Educação Prática, Integrada e Inclusiva no Brasil.

No processo de aquisição da linguagem proposto por Noam Chomsky (1928) e posteriormente ampliado pelo construtivista Jean Piaget (1896-1980) e mais ainda Lev Vygotsky (1896-1934), o indivíduo é possuidor de uma“Gramática Universal” internalizada que congrega diversas formações lexicais e regras gramaticais idiomáticas, entretanto somente a interação com um meio social torna possível a externalização desta gramática e, consequentemente, o reflexo das estruturas cognitivas perpassando diferentes estágios evolutivos.

Ver o artigo aqui.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Michael Halliday e Gramática Sistémico Funcional




Imagem daqui.

Segundo Halliday (Halliday, 1973, 1978, 1985, 1994; Halliday & Matthiessen, 2004) e seguidores (Eggins, 1994; Martin, Matthiessen, & Painter, 1997; Thompson, 1996, 2004), ao nos comunicarmos, utilizamos a linguagem realizando três tipos de significados simultâneos:

um ligado ao relacionamento entre as pessoas (Metafunção Interpessoal),
outro responsável pela representação do mundo (Metafunção Experiencial)
e um último que dá à sentença seu status de mensagem (Metafunção Textual).

Neste capítulo,trabalharemos com a Metafunção Experiencial, que está ligada ao uso da língua enquanto representação, o que inclui tanto o mundo externo – eventos, elementos – como o mundo interno – pensamentos, crenças, sentimentos.

A realização dessas representações ocorre através da Transitividade. Thompson (1994: 78)afirma que é importante ter em mente que esse termo tem significados diferentes na
Gramática Tradicional e na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF).

Na gramática tradicional, a transitividade é um princípio que parte da presença (ou não) do objeto (direto ou indireto)para classificar o verbo. Entretanto, na GSF, o Sistema de Transitividade tem um sentido muito mais amplo (Thompson, 1996: 78), estando relacionado à descrição da proposição como um todo, o que implica na escolha de processos (elementos verbais) e seus argumentos(Eggins, 1994: 220).
Para Halliday (Halliday; Halliday & Matthiessen, 2004), nesse sistema o falante constrói um mundo de representações, baseado na escolha de um número tangível de tipos de processos(os quais serão descritos mais adiante).

Analisando o exemplo (1) abaixo, podemos observar que, no Sistema de Transitividade, cada proposição consiste de três elementos: 1) o processo (o elemento central), 2) seu(s)participante(s) e 3) circunstâncias, que são de caráter opcional. O processo é representado por um grupo verbal, e é a ação propriamente dita, ao passo que os participantes são, normalmente, representados por grupos nominais, os quais podem realizar a ação ou serem de alguma forma afetados por ela; já as circunstâncias são representadas por grupos adverbiais e sua função é adicionar informações ao processo.

O grande terremoto destruirá a Califórnia a qualquer momento.

O grande terremoto
Participante 01
(que realiza a ação)

destruirá
Processo Material

a Califórnia
Participante 02
(afetado pela ação)

a qualquer momento
Circunstância
(quando o fato pode ocorrer)

No caso do exemplo acima, "o grande terremoto" (participante 01) realiza a ação de "destruir” (processo), a qual recai sobre "a Califórnia" (participante 02), sendo que essa ação é localizada no tempo "a qualquer momento" (circunstância).


Ver o texto completo aqui.

domingo, 13 de março de 2011

Plataforma Portuguesa das ONGD


Imagem daqui.


A Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais (ONGD) é uma associação privada sem fins lucrativos que representa um grupo de 69 ONGD registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Constituída a 23 de Março de 1985, emerge como resultado da combinação das idiossincrasias das suas associadas e da necessidade das mesmas de se posicionarem enquanto interlocutores privilegiados, tanto do Governo português, como de Instituições de carácter supra-governamental, no que se refere à construção de políticas de desenvolvimento e cooperação.

Ao representar e apoiar as ONGD portuguesas a nível nacional e internacional, a Plataforma Portuguesa das ONGD pretende contribuir para a qualificação da intervenção da sociedade civil nos domínios da Cooperação para o Desenvolvimento, da Ajuda Humanitária e de Emergência e da Educação para o Desenvolvimento e Formação. Assim, potencia as capacidades das ONGD enquanto organizações empenhadas na afirmação da solidariedade entre os povos e contribui para a criação de um mundo mais justo e equitativo.


Aceder à Plataforma aqui.

P.E.N. (Poetas, Ensaístas e Novelistas)





O P.E.N. (Poetas, Ensaístas e Novelistas) International, também conhecido por PEN CLUB, é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo inteiro. Foi criada em 1921, no rescaldo da primeira guerra, por escritores ingleses e o seu primeiro Presidente foi John Galsworthy, Prémio Nobel em 1932.

Foram fundadores escritores como Joseph Conrad, George Bernard Shaw e H. G. Wells (inspirador e primeiro relator do que havia de ser a Declaração Universal dos Direitos do Homem, criada no seio do P.E.N.)

O P.E.N. avançou depois para outros centros na Europa, com escritores como Anatole France, Paul Valéry, Thomas Mann, Benedetto Croce e Karel Capek.

Actualmente o P.E.N. é considerado pela UNESCO como organização "umbrella" na área dos escritores, o que significa que todas as outras organizações terão que coordenar os seus esforços e objectivos com os do P.E.N. Internacional para beneficiarem dos apoios (que são de vária espécie) da UNESCO na realização de programas culturais.

O P.E.N. congrega escritores de mais de cem países dos cinco continentes distribuídos por cerca de 130 Centros relativamente autónomos. Há uma Carta, em que se defendem as liberdades fundamentais, designadamente as das pessoas, das línguas, das escritas.

Um dos objectivos fundamentais do P.E.N., enquanto associação mundial da escritores, é que os escritores se conheçam uns aos outros, bem como as suas obras e que se envolvam activamente na defesa dos direitos do homem, particularmente da defesa dos escritores perseguidos, presos, torturados, exilados, etc, o que acontece um pouco por todo o mundo. O P.E.N. tem um conhecimento aprofundado e activo de todas essas situações.

(...)

O P.E.N. Clube Português foi criado em 1978 e tem exercido uma actividade intensa e continuada como se pode verificar pela síntese de actividades que se anexa. É composto por 152 escritores, de entre os mais relevantes do nosso país.

Biblioteca digital da UNESCO


Imagem daqui.

Livros digitalizados de Portugal (13)
1. Iava Maior e Nuca Antara [Java e Australia]
2. Fortaleza de Dio: Plantas de praças e fortes de possessões portuguesas na Ásia e África
3. Fortaleza de Chaul: Plantas de praças e fortes de possessões portuguesas na Ásia e África
4. Fortaleza de Ormuz
5. Mapa da Espanha e de Portugal, Corrigido e Ampliado a partir do Mapa Publicado por D. Tomas Lopez
6. Novo Mapa Mostrando as Explorações Espanholas e Portuguesas com Observações dos Mais Engenhosos Geógrafos da Espanha e Portugal
7. As possessões portuguezas na Oceania
8. Conquista do Malukus
9. A Descrição atual e precisa de Portugal, antiga Lusitânia, por Fernando Alvarez Seco
10. Reino do Algarve
11. Atlas das Ilhas de Açores e Madeira
12. Plano geral da cidade de Lisboa em 1785
13. Planta da fortaleza de Mofs [Moçambique] com as novas obras projectadas para melhor defesa
Aceder aqui.

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Poesia está na rua em Março



Viagens, com Mar e Mundo
O 2º Encontro de Poetas do Mundo em Almada
Poema 2011


Imagem daqui.


Rotas e Rumos…
Viagens pelos Sentidos da Vida
Demandas do Mar, da Terra, do Universo
Do Conhecimento, do Outro e do Mundo

Vida e Literatura
Rotas da Memória
Viagens no ConVento
Viagens possíveis e impossíveis
Maravilhoso e Fantástico
Viagem real e imaginada
Viagens e sentidos da Poesia
Curtas viagens
Rumos da Criação
Múltiplas dimensões do ser
Ser viajante...
Poesia para florestas
Musicalidades Portuguesas e do Mundo
Viajante na vida... Viajante no mundo...
Florestas sinfónicas
Diários de Viagem... Diários do Quotidiano
Odes do fundo do Mar
Diásporas
Rotas de Leitura
Percursos Poéticos
Caminhantes das Sensações
Conversas Com...
Viagens


Ao longo de Março
A Poesia está na rua

Escolas de Almada
Rotas de Leitura
Escolas Secundárias Emídio Navarro, Anselmo de Andrade,
Cacilhas-Tejo, Fernão Mendes Pinto, Monte de Caparica; Rede
de Bibliotecas Escolares; Alunos do Ensino Regular e Novas
Oportunidades, Universidade Sénior; Comunidade Educativa


21, 25, 26 e 27 de Março de 2011
Convento dos Capuchos
Teatro Extremo
Museu da Cidade
Escola Secundária Emídio Navarro


21 de Março, Segunda-feira
Convento dos Capuchos

10:30 às 12:30 e 14:30 às 16:30
Jardim
Sentidos das Artes
Oficinas de Expressão
Leitura; Escrita; Dança; Música; Expressão Plástica
Destinatários: 2 turmas de alunos do 1º Ciclo
Animadores: Albina Moura; Helena Leitão; Helena Peixinho;
Margarida Catarino (Leitura e Escrita); Ana Lucinda Melo e
Jaime Soares (Dança e Corpo); João Cuña; João Rodrigues;
Ricardo Fonseca; Gonçalo Pinto; José Manuel Pereira (Música);
Euridice Santos; Mariana Rosa (Expressão Plástica)
Registo de Fotografia: José L. Guimarães

Sala do Piano / Claustros / Galerias da Capela
16:00 às 17:00
Abertura das Exposições
Lançamento da publicação

“Floresta Sinfónica”, Álvaro de Mendonça
17:00 às 18:00
Claustros / Galerias da Capela
Convívio com Porto de Honra
Interpelações Poéticas

Manuel Fernandes (Voz e Guitarra)
Jaime Soares (Interpretação)

Kin Bar
(Junto à Casa da Cerca)
21:30 às 24:00
Deambulações Poéticas
Noite de Poesia e Músicas do Mundo
Música: João Cuña (Guitarra Portuguesa); José Manuel Ferreira
(Voz); Gonçalo Pinto (Castanholas);
Ricardo Fonseca; João Rodrigues (Campaniça)
Declamações de Poesia por: José Manuel Ferreira; Didier
Ferreira; Margarida Catarino; José Vaz; Américo Morgado

Para saber o programa completo clique aqui.